Socialismo
No século XIX ocorreram diversas transformações profundas na sociedade – principalmente na Europa -, por haver um conjunto de ideias, que de certa forma mudariam as estruturas da antiga sociedade.
Uma dessas ideias foi o socialismo - surgido no final do século XVIII -, que foram teorias que visaram uma sociedade rumo à igualdade plena, em que o poder estaria nas mãos de uma burocracia e os trabalhadores seriam dirigentes, além do Estado deixar de existir. Esse projeto seria uma forma de transição para a etapa final da igualdade social e passagem do poder para os trabalhadores, o comunismo.
2.Desenvolvimento
O socialismo originou-se da classe intelectual e dos movimentos políticos da classe trabalhadora, e as principais causas de sua existência foram a crítica aos efeitos da industrialização e a sociedade em propriedade privada.
Os movimentos dessa classe reivindicavam seus direitos, pois tinham péssimas condições de vida, muitas horas de jornada de trabalho, e através dessa luta de classes buscaram a revolução do proletariado, que só conseguiu ganhar forma de revolução a partir de 1848.
Esse sistema vem em oposição ao liberalismo, em que a livre concorrência teria instaurado uma ordem injusta e imoral, não trazendo o equilíbrio social prometido, e com o socialismo a igualdade se tornaria real e não ideal.
2.1 Correntes do socialismo Houve várias correntes socialistas, mas as que irão ser destacadas são o socialismo utópico e o socialismo científico.
2.1.1 Socialismo utópico O termo "Utopia" é conceituado como um lugar que não existe imaginário. O socialismo utópico foi a primeira forma de socialismo, em que os seus teóricos (Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen) visavam uma sociedade igualitária e livre, porém, não sabiam como construí-la, e por isso podem ser chamados de sonhadores ou utópicos. Esses "sonhadores" deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias