Resumos do Plano Marshall, Guerra Fria, Segunda Guerra e Analise critica aos sistemas socialistas e capitalistas
Um conflito deste porte não começa sem causas relevantes ou um estopim. Há vários fatores que influenciaram o começo desse gigantesco conflito iniciado na Europa, que de forma quase instantânea, se espalhou pela África e Ásia. Um dos principais motivos foi a origem na década de 30, de governos totalitaristas com grandes objetivos militares e de expansão. Na Alemanha surgiu o Nazismo, que tinha como líder o austríaco, Adolf Hitler que queria fazer expansões territoriais, desrespeitando o Tratado de Versalhes, além de ter reconquistado territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália, o fascismo era hegemônico e liderado por Mussolini, que com poderes ilimitados se tornou o Duque da Itália. Esses dois Estados passavam por uma grande crise econômica no começo da década de 1930, com altas taxas de desemprego. Nos governos fascistas algumas soluções foram encontradas e uma delas foi a industrialização, principalmente na área militar e de poder bélico, como tanques, navios, aviões de guerra, armas de fogo, etc.
Na Ásia, o Japão também tinha desejos de aumentar seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas e com uma união, formaram o Eixo. Um acordo com características militares fortes e com planos de conquistas elaborados em acordos.
O marco inicial se deu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Alguns Fatos Importantes No período de 1939 a 1941 houve varias vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria,