Crédito e cobrança
Marcelo F Leão – Fev/2013
Crédito e Cobrança
PARTE 2
O que é Crédito
Relação de confiabilidade entre agentes (concedente e tomador); Conceder crédito significa transferir a posse de ativos mediante compromisso de pagamento futuro. Crédito demonstra a confiabilidade que uma pessoa tem por outra, em um determinado assunto. Crédito é a confiança de atributos positivos (dinheiro, valor moral, conhecimentos humanos, etc..) de uma pessoa (por outra pessoa ou grupo de pessoas).
O que é Crédito
Uma empresa pode admitir perdas mas, o coeficiente de lucro com aumento de vendas a crédito tem que produzir mais lucros comparativos que prejuízo.
Desafio do Crédito
Equilibrar lucro e risco
Desafio
Definir o grau de confiança e traduzi-lo em expressão monetária. Mensurar o “quantum” de crédito a empresa está disposta a conceder observando os riscos que vai correr (confiança é um conceito de caráter subjetivo, não cartesiano, decorrendo daí a dificuldade de mensuração o que a empresa está disposta a correr).
Analise de Crédito
Observar os C’s do crédito Formas de pagamento:
geração
de caixa via aumento de operações; realização de ativos circulantes; crescimento das vendas e dos lucros; venda de imobilizado; refinanciamento/financiamento adicional; aumento de capital; execução de garantias.
Analise de Crédito
Destinação de recursos obtidos por intermédio de crédito:
aquisição
de imobilizado; financiamento de capital de giro; compra de matéria-prima; contratação de serviços; refinanciamento de dívidas; investimentos fora da empresa.
Erros na Concessão de Crédito
conceder crédito sem observar princípios de seletividade, garantia, liquidez e diversificação de riscos; conceder crédito acima dos limites definidos; conceder crédito a clientes com restrições cadastrais na praça; conceder crédito sem formalização da dívida (falta de assinatura