Crédito e cobrança
O Setor de crédito e cobrança tem como principal função administrar os recebíveis. A palavra crédito vem do latim creditum que significa “coisa confiada”. Um crédito é uma quantia de dinheiro que se deve a uma entidade.
Uma grande parte das pequenas e médias empresas encontra uma grande dificuldade de cobrar o que seus clientes lhes devem. Consideramos este fato como muito natural pois a empresa industrial, comercial, prestadora de serviços não é uma entidade financeira ou um banco, que vive o dia-a-dia de conceder créditos, isto é, a mercadoria de um Banco ou Financeira é o dinheiro.
O domínio das técnicas de cobrança é um exercício diário de identificar as técnicas que mais se adaptam ao seu trabalho. Existem várias formas de cobrar créditos, as mais comuns são: a cobrança em carteira (que são pagos no caixa da empresa, por cobrança pessoal, ou carnê), a cobrança bancária (simples, descontada, caucionada, factoring), jurídica (protesto, advogado ou empresa especializada), dação em pagamento, etc.
Os dois métodos mais utilizados para determinar os limites de créditos são: Método Caso a Caso e o Método Contábil. No método Caso a Caso é baseado em informações cadastrais e na vivência do encarregado pela concessão de crédito na empresa, ou seja, a empresa pesquisa o perfil do clientes ,para tomar sua decisões se vai ou não conceder o crédito (bens ou serviços) e é através dos Cs do crédito que é possível tornar sua decisão positiva ou negativa, sendo eles: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral e Condições.
métodos de cobrança
O Método Caso a Caso
O método caso a caso baseia-se, quase sempre, em informações cadastrais e na vivência do encarregado pela concessão do crédito na empresa.
Por mais antiquado que possa parecer o método discricionário, não se deve menosprezar a bagagem dos profissionais com vivência na área de crédito. Muitas vezes, trata-se de pessoas com uma vivência profissional e um discernimento que não há sistema