credito e cobrança
PNT
A liquidez da empresa está diretamente relacionada com a administração do Capital de Giro e do Ciclo Financeiro. O Capital de Giro é representado, quase sempre, pelos ativos que são movimentados, tais como: duplicatas ou contas a receber derivadas das vendas a prazo aos
Clientes e estoques de mercadorias destinados à venda.
O Ciclo Financeiro, por sua vez, é o tempo que a empresa demora para transformar esses ativos em dinheiro. Considerando, por exemplo, que o prazo médio de recebimento das vendas seja de 40 dias e o prazo médio de estocagem de mercadorias, de 60 dias, o Ciclo Financeiro será, portanto, de aproximadamente cem dias.
Por outro lado, existem os financiadores espontâneos desses ativos, como a Ford e outros fornecedores que financiam os estoques e o governo (impostos e encargos sociais), os funcionários (salários) e algumas entidades (financiamento de gastos com telefone, água, energia e outras despesas). Eles financiam parte dos valores embutidos nas duplicatas/contas a receber.
Partindo do princípio de que os estoques são totalmente financiados, a definição de uma política de vendas a prazo adequada é fundamental para manter um bom Capital de Giro.
Paralelamente, a empresa deve desenvolver um eficiente sistema de administração do cadastro, crédito e cobrança, a fim de evitar perdas decorrentes da inadimplência.
FICHA CADASTRAL
O processo de concessão de crédito para efeito de venda a prazo inicia-se com o preenchimento da Ficha Cadastral, que deve possuir dados completos e atualizados do Cliente
– pessoa física ou pessoa jurídica. Recomenda-se atualizá-la, no mínimo, uma vez por ano ou em eventual revisão do limite de crédito do Cliente.
A Ficha Cadastral deve estar estruturada e conter informações essenciais, de tal forma que permita uma decisão rápida e segura sobre a concessão de crédito. Regra número um: os antecedentes e referências comerciais e financeiras do Cliente devem