Crédito e Cobrança
Questionário
1 - Qual é a importância da manutenção da inflação sobre controle?
R: A importância da manutenção da inflação significa que o poder de compra da moeda flutua de forma errática de um mês para o outro, até por conta da sucessão de planos de estabilização fracassados. Isso tudo é resultado de um verdadeiro hospício econômico. A escalada e a exacerbação do conflito inútil, o império do ganho ilícito e a decomposição moral do estado e da sociedade. a inflação rompe a regra moral básica sobre a qual se erguem as relações de mercado. Em uma economia de mercado, o critério de sucesso econômico é a capacidade do indivíduo ou da empresa em produzir bens e serviços para os quais existem compradores dispostos a pagar, com seu próprio trabalho, pelo menos o que custou produzi-los.
2 – Quais são as vantagens de utilização do regime de câmbio flutuante?
R: As vantagens são: Reestabelece imediatamente os preços relativos da economia, diante de mudanças nos fundamentos econômicos do país, em comparação com outros países. Essas mudanças são refletidas instantaneamente na taxa de câmbio, que absorve grande parte dos impactos e protege as variáveis internas, como desemprego e a taxa de juros, que podem se manter em níveis menores em relação aos outros dois regimes cambiais. A outra vantagem é o não comprometimento do saldo de reservas do país.
3 – Qual é o risco de perda do controle do déficit público e que ferramentas o governo tem para administrá-lo?
R: No caso do governo, sendo municipal, federal ou estadual, quando temos um montante arrecadado na forma de tributos é inferior ao montante de gastos, verifica-se a existência de um déficit público. Para cobrir essa perda, as ferramentas utilizadas pelo governo é elevar a carga tributária, com isso diminui a renda disponível e reduz os níveis de poupança privada, de consumo e de investimento. A outra opção é pedir dinheiro emprestado, vendendo títulos