Cruzadas
1 Introdução
Esse trabalho de pesquisa tem por objetivo fazer uma análisesobre o fim das cruzadas, sendo esse um marco divisor dentro do período medieval.
Em âmbito geral historiadores nos dizem que os saques feitos durante as cruzadas ao oriente foram importantes na reestruturação do mundo ocidental, narram também que mesmo não tendo alcançado o seu objetivo principal através delas decorreram muitas características que foram de grande significância na história do homem, contribuiu para que as descoberta de novas rotas chegassem ao novo continente, resgatou e incorporou novos valores a cultura, economia e política, desenvolvendo uma sociedade mais solida, conforme veremos neste trabalho.
Visando uma melhor compreensão desse período histórico a pesquisa será apresentada em dois momentos, sendo tratado no primeiro um conceito geral sobre o legado deixado ao fim das cruzadas, para que com uma visão panorâmicapossamos compreender melhor essas que foram as principais heranças (legado) deixadas de maneira transformadora para a história. Posteriormente apresentaremos as principais características deixadas pelas cruzadas de forma especifica.
2 conceito geral sobre o legado das cruzadas
Conforme é expresso por alguns pesquisadores e entre eles Giordani (1974), quando nos referimos às consequências ou heranças deixadas pelas cruzadas, não podemos fixar apenas no contexto final de suas investidas, pelo contrário desde o início desse período medieval podemos visualizar aspectos que foram sendo aperfeiçoados até o final do período, de onde resultou um reflexo significativo para a transformação da sociedade.
Podemos dizer que um instrumento que vem cooperar com toda essa mudança é a organização que se faz presente desde a primeira cruzada, onde de forma essencial e numa visão exploratória coordena a investida ao oriente, com o intuito de defender os locais santos, permitindo assim as visitas dos peregrinos a esses locais e de outro lado com o intuito