Folclore
PROJETO FOLCLORE
RIALMA-GO.
2014
Escola Municipal João Zeferino Dutra
Projeto Soletrando - 2014
Disciplina: História
Interdisciplinar: Língua Portuguesa
Professora Responsável: Eliana Elizabeth Rodrigues
Publico alvo: Alunos do 1º ao 5º ano.
APRESENTAÇÃO
Todo ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual como a família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, estudo, o contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores não agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Objetivo Específicos
Objetivos Gerais
Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida