crustáceos
Os crustáceos são animais invertebrados e pertencem à classe dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres que possuem pernas articuladas, mas sem espinha dorsal.
O nome "crustáceo" vem em razão desses animais terem um exoesqueleto de quitina endurecido pelo acúmulo de carbonato de cálcio, (do latim, crusta, que significa carapaça dura).
ESPÉCIES:
ARATU (Aratus pisoni)
GUAIAMU (Cardisoma guanhumi)
BARATINHA DA PRAIA (Ligia exotica)
LAGOSTA (Panulirus argus)
CAMARÃO BRANCO (Litopenaeus schmitti)
LEPA (Lepas anatifera)
CAMARÃO ROSA (Farfantepenaeus paulensis)
MARIA FARINHA (Ocypode albicans)
CAMARÃO SETE BARBAS (Xiphopenaeus kroyeri)
PITU (Macrobrachium carcinus)
CARANGUEJO ARANHA (Lybinia sp.)
SIRI AZUL (Callinectes sapidus)
CORRUPTO (Lysiosquilla scabricaud)
TATUÍ (Emerita brasiliensis)
CRACA (Balanus balanus)
UÇÁ (Ucides cordatus)
ERMITÃO (Clibanarius vittatus)
UCA ou CHAMA MARÉ (Uca pugnax)
REVESTIMENTO DO CORPO:
O esqueleto é um sistema encarregado da sustentação do corpo, tanto em vertebrados como em invertebrados; nos vertebrados, o esqueleto fica dentro do corpo, e nos invertebrados fica fora, revestindo o corpo. Dizemos, então, que os vertebrados tem endoesqueleto (esqueleto interno) e que os invertebrados tem exoesqueleto (esqueleto externo).
Dentre os artópodes, os crustáceos são os que possuem exoesqueleto mais volumoso e mais desenvolvido; Ele forma a crosta, que reveste e protege o corpo desses animais. Essa crosta é constituída por quitina e carbonato de cálcio.
HABITAT:
A maioria dos crustáceos é marinha, porém muitos ocorrem em água-doce e uns poucos vivem em lugares úmidos na terra, como o tatuzinho de jardim. Os crustáceos são animais de vida livre, com exceção de algumas formas que são sésseis ou parasitas
Podem encontrar-se crustáceos em praticamente todos os ambientes do mundo, desde as fossas abissais dos oceanos até glaciares e lagoas temporárias dos desertos.
ALIMENTAÇÃO:
A