CRUSTÁCEOS
Corpo
O corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome. Possuem 5 pares de apêndices, 2 pares de antenas na região cefálica, que é característica distintiva destes animais. Possuem um tronco segmentado e um telson na região terminal, portador de um ânus. Em muitos crustáceos o tórax está coberto por uma carapaça dorsal.
Imagem
O sangue é movimentado na cavidade central do corpo por um coração rudimentar. Os músculos são mais diferenciados que nos vermes; O sistema nervoso, ventral, é dividido em um sistema sensorial e um sistema motor, sendo os órgãos controlados por um sistema nervoso simpático (involuntário).
Mais de metade das espécies de crustáceos pertence à subclasse dos malacostracos, que são os crustáceos mais desenvolvidos. O corpo destes é dividido em 19 segmentos, cada um deles apresentando um par de apêndices:
- a cabeça (cinco segmentos) tem dois pares de antenas e três pares de apêndices para alimentação (uma mandíbula, duas maxilas);
- o tórax (oito segmentos) está sempre solidamente ligado à cabeça. Tem três pares de apêndices semelhantes às mandíbulas e cinco pares de apêndices locomotores. Destes, o primeiro pode se transformar em urna pinça, fraca ou forte;
- o abdômen (seis segmentos) varia em tamanho. Pode ser longo, como na lagosta, ou atrofiado, como no caranguejo. Cada segmento possui um par de patas falsas que desempenham papel na reprodução; muitas vezes a fêmea deposita os ovos nesses apêndices. A reprodução é sexuada e a fertilização, externa. O camarão, por exemplo, deposita o esperma no tórax da fêmea e a fertilização dos ovos pode demorar alguns dias.
Imagem
Os crustáceos são divididos em dois grupos: