Relatório de Materiais
Prof°:
Aluno:
Turma: Matrícula:
Cimento portland – determinação da finura por meio da peneira 75um (n°200).
Norma (MB-3432).
1- Introdução:
Uma das principais razões para fabricar cimentos mais finos tem sido a ênfase, sempre crescente, em obter resistências altas nos primeiro dias, para atender à rapidez cada vez maior na execução das obras. Segundo luiz alfredo falcão bauer, o aumento da finura melhora a resistência, particulamente a resistência da primeira idade, diminui a exsudação e os outros tipos de segregação, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos e diminui a expanção em autoclave.
2- Objetivo:
Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 µm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida).
3 – aparelhagem.
- Balança. * Amostra:
- Recipiente. - 50g de CPII Z-32
- Peneira #200 (fundo e tampa do conjunto).
- Pincel.
- Relógio.
4 – Procedimento:
O operador pesou 50g de CPII Z-32 em uma balança, e colocou em um recipiente, o qual está com uma peneira de 75 µm (n°200). Após isto ele começou a fazer movimentos de vai-vem durante 5minutos, para a eliminação dos grãos mais finos. Passando os 5 minutos, colocou-se a tampa no recipiente e retirou o se fundo, e com o auxílio de um pincel retirou as partículas aderidas no inferior da tela, separando o matérial que passou pela tela.
O operador tornou a fazer o mesmo procedimento durante 20 minutos. Após estes procedimentos pesou o material retido na peneira o qual aferiu uma massa de 0,66g.
5 - Memória de cálculo: