Cross docking
CROSS-DOCKING
1.
INTRODUÇÃO
O ambiente do mercado atual, marcado por uma concorrência cada vez
mais acirrada, pela globalização da economia e por uma revolução tecnológica acelerada, levou as empresas a visarem melhorias em seus sistemas, principalmente de produção e de logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços, e conseqüentemente, um posicionamento no mercado favorável.
Segundo Bertaglia ( 2009 ), Diversas empresas alcançaram melhorias significativas em suas operações de manufatura. Esse fato ocasionou um redirecionamento do foco empresarial, que deixou de priorizar as operações de produção e passou a priorizar as operações logísticas e de distribuição. Assim, as empresas com alto volume de produção e distribuição passaram a buscar o uso de níveis mínimos de estoque através da cadeia logística e entregas de baixo volume em maior freqüência. Isto porque, com a redução de estoques, os custos de operação e de atividades de picking são reduzidos também.
Surge então, com o objetivo de reduzir o nível dos estoques e realizar entregas freqüentes em pequenas quantidades, e com custo operacional reduzido, o sistema de distribuição Cross Docking. As instalações que se utilização deste sistema não realizam as atividades de armazenagem e picking, isto porque a carga recebida por diversos fornecedores é imediatamente preparada para ser transferida para área de embarque.
Nesse contexto, este artigo busca compreender e apresentar o sistema de distribuição Cross Docking e técnicas que podem promover uma melhoria da eficiência das atividades de logística e distribuição.
2.
LOGÍSTICA
De acordo com o Bertaglia ( 2009 ), a logística é o processo de planejar,
implementar e controlar de forma eficiente e custo-efetiva o fluxo e estocagem de produtos finais, bem como serviços e as informações relacionadas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de