ideologia
A sociedade civil é o processo de constituição e reposição das condições materiais de existência, por meio das quais são engendradas as classes sociais, a relação entre as classes assim produzidas é contraditória, ou seja, os proprietários dependem dos não proprietários.
A ideologia segundo Marx e Engels não é um processo consciente, mas um fenômeno objetivo e subjetivo involuntário produzido pelas condições objetivas da existência social dos indivíduos, onde os indivíduos não podem perceber que a realidade da classe decorre da atividade de seus membros, a classe começa então, a ser representada pelos indivíduos como algo natural. Através de seus intelectuais, a ideologia burguesa irá produzir idéias que confirmem essa alienação, fazendo com que os homens creiam que são desiguais por natureza, ou que são desiguais por desejo próprio, é resultado da própria ação social dos homens.
Ideologia é a luta de classes, a dominação de uma classe sobre as outras, porem, o que faz da ideologia quase impossível de ser destruída é o fato de que a dominação real é justamente aquilo q a ideologia tem por finalidade ocultar, fazer com que os homens creiam que suas vidas são o que são independentemente, fazer com que os homens creiam que tais idéias representam efetivamente a realidade e que, representam realidades autônomas. O poder da ideologia aumenta quanto maior for sua capacidade para ocultar a origem da divisão social em classes e a luta das classes.
A divisão do trabalho se divide em dois instrumentos; Estado e ideologia. O Estado é o Direito, o estabelecimento das leis que regulam as relações sociais em proveito dos dominantes, tem o poder de fazer-se como legal e ser aceita. Já a ideologia consiste em impedir