Cronograma de rede
1. O CONSUMIDOR VIRTUAL E OS SEUS NOVOS HÁBITOS NO MUNDO ONLINE
1.1 O início da revolução no mercado
1.1.1 As mídias digitais
1.2 Surge um novo consumidor online
1.2.1 O e-consumidor: uma nova era, um novo comportamento.
1.3 A customização de conteúdo online e a teoria da Cauda Longa
1.3.1 Definição de canais Online, Off-line e Mistos
CAPÍTULO I
O CONSUMIDOR VIRTUAL E OS SEUS NOVOS HÁBITOS NO MUNDO ONLINE.
1.1 O início da revolução no mercado
O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
O avanço tecnológico contribuiu para o comportamento das pessoas passasse por fortes modificações nos últimos tempos. Essa mudança está presente em vários aspectos, mas se resume à facilidade de relacionamento gerada pelas novas possibilidades de comunicação.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.
Essa facilidade começou com os blogs e chats online, no formato, principalmente, de salas de bate-papo. Essas ferramentas eram utilizadas no dia a dia das pessoas, na função de “diários virtuais”: serviam para que fomentasse o relacionamento entre amigos e conhecidos. Nessa época, as pessoas se