GERENCIAMENTO DE TEMPO DE PROJETO
A gerência do tempo de projeto e a gerência do custo do projeto são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais vísiveis em sua gestão.
O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o que o mesmo cumpra com os prazos definido em um cronograma de atividades.
O fator de maior impacto nos custos e qualidade de um projeto é a variação do tempo de execução das tarefas e conseqüente entrega dos produtos e subprodutos de um projeto causando conflitos e renegociações. A perfeita sincronia de entrega de produtos e subprodutos de fornecedores para clientes internos é a personificação da gestão do tempo em um projeto.
Os principais processos desta gestão são: as Definições, Seqüenciamento, Estimativa de Recurso e Estimativa de Duração das Atividades e o Desenvolvimento e Controle do Cronograma destas Atividades.
- Definições das Atividades: identificação das atividades específicas do cronograma que necessitam ser executadas para produzir os diversos tangíveis do projeto; . O Benchmark do projeto e o detalhamento preciso das atividades em uma EAP com o intuito de ser capaz de gerenciar custo e tempo em cada atividade é o objeto dessa etapa. - Seqüenciar Atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades .Estudo e definição das dependências entre tarefas. Permite criar o cronograma e analisar estrategicamente a realização das atividades.
- Estimativa de Recursos de Atividade: estimativa do tipo e das quantidades dos recursos requeridos para executar cada atividade do cronograma; O tempo estimado para cada atividade é o dado mais importante desta etapa pois irá influenciar todo o andamento do projeto, estimativa exagerada poderá inviabilizar o projeto,