cronicas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS BARBACENA
A jornada de um professor e seus primeiros Obstáculos
Por Gloria Vicentina Vieira
Barbacena, 2013
Português CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLOGICAS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS BARBACENA
A jornada de um professor e seus primeiros Obstáculos
Por
Glória Vicentina Vieira
Barbacena, Agosto de 2013
A fase inicial da vida acadêmica talvez seja a que apresenta maior “terrorismo” para um professor.
É nessa fase em que aparece as dificuldades, que se não forem contornadas podem fazer com que o professor desanime de suas metas. Essa fase é marcada pelo processo de transição, onde o aluno se torna professor, e vê diante de si pessoas com duvidas que antes, ele é quem as tinha.
Autores que discutem o início da carreira como Esteves (1995), Veenman,(1984), veem que esses professores ‘’iniciantes’’ ao chegarem dentro de uma escola tem um “choque de realidade”,que se não for controlado pelo professor com apoio de outros profissionais da educação mais experientes, pode provocar sérios danos à construção do perfil do docente que neste momento se inicia no trabalho escolar.
Os professores passam a ter que dar seus primeiros passos, e interagir com um mundo moderno e inovador, e o que torna a caminhada mais motivante talvez seja a curiosidade, a descoberta de uma nova vida e a vontade de “sobreviver” a este obstáculo novo.
Para Cavaco(1995,pag. 4) , a sobrevivência é um aspecto caracterizado pela:
[...] confrontação inicial com a complexidade da situação profissional: o tactear constante, a preocupação consigo próprio (“Estou-me a me agüentar”), a distância entre os ideais e a realidade cotidiana de sala de aula,