resumo cpc 00 r1 cap 4
Premissa Subjacente
As demonstrações contábeis são formadas com a ideia de continuidade, de que a entidade está em atividade, e se manterá em operação por um futuro previsível. A partir disso, pressupõe que não há a necessidade nem intenção de liquidações ou redução de operações. Porém se essas necessidades virem a existir, as demonstrações contábeis elaborarão diferentes bases a serem divulgadas.
Elementos das demonstrações contábeis
As demonstrações contábeis demonstram os efeitos das transações e outros eventos no patrimônio e no setor financeiro da empresa, através de grupamento e classificações amplas, tudo de acordo com as características econômicas. Essas classificações são chamadas de elementos das demonstrações contábeis, que são os ativos, passivos e o patrimônio líquido.
Para que haja uma apresentações desses elementos no balanço patrimonial e da demonstrações do resultado, necessita que tenha uma subclassificação, por exemplo, o ativo e o passivo podem ser classificados de acordo com a sua natureza ou função nos negócios da entidade, com o objetivo de informar de forma mais eficaz aos usuários para que possam tomar as devidas decisões.
Posição patrimonial e financeira
Os elementos diretamente ligados a posição patrimonial e financeira são os ativos, passivos e o patrimônio líquido, que podem ser definidos da seguinte forma:
Ativos – são os recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados, dos quais se esperam futuros benefícios econômicos para a empresa.
Passivos – são as obrigações da entidade, que provém de eventos passados, na qual a liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios para economia.
Patrimônio Líquido – é o resíduo dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os passivos.
Reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis
Para que um item se enquadre na definição de um elemento, deve ser reconhecido se: a- for