Cronica
20/10/2013
Dia 19 de Outubro de 2013 os funcionarios públicos saíram a rua. Foi marcada para este dia uma manifestação para os trabalhadores do estado, organizada pela CGTP. Este protesto ocorre em dois cenários diferentes, Lisboa e Porto. Em Lisboa os protestantes passaram pela
Ponte 25 de Abril em vários autocarros previamente organizados, que ocuparam a faixa de rodagem mais á direita da ponte, passando em marcha lenta e buzinando sem parar. Dentro dos autocarros via-se as pessoas a protestar contra o governo fazendo para isso recurso de vários cartazes colados nos vidros das viaturas. Depois de atravessarem a ponte sem bloquearem a mesma os protestantes juntaram-se em alcântara onde continuaram a sua luta. No outro ponto do país mais a norte, os protestantes foram autorizados a atravessarem a Ponte do Infante a pé, sendo para isso o trânsito cortado na ponte entre as 13:15 e as 18:00 e em estradas secundárias tanto do lado do Porto como do lado de Vila Nova de Gaia.
Mesmo não fazendo parte desta classe de trabalhadores penso que todas as pessoas têm direito a protestar contra o que está mal no nosso país. Mesmo as pessoas que acham que estas ações não têm qualquer sentido devem respeitar este direito que é reservado a todos nós.
Este protesto foi muito parecido com um que aconteceu há 19 anos em 24 de junho de
1994, que ficou conhecido como o “buzinão”. Este mesmo protesto de 1994 embora muito parecido devia-se a outro motivo, ao elevado valor das portagens. Outra diferença encontrada nos dois protestos foi que o povo em 1994 não soube manter a calma e acabou por ter confrontos com a polícia de choque, em que algumas pessoas inocentes acabaram feridas.
Como disse anteriormente todos devemos protestar mas acima de tudo nos devemos
respeitar.