Cromat
A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela baseia-se na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido à diferentes interações. Em efeito disso, geram-se fases imiscíveis: a fase móvel e a fase estacionária.
Dependendo da natureza das duas fases envolvidas há diversos tipos de cromatografia: Sólido-líquido (CCD – Cromatografia em camada delgada);Líquido-líquido ( CLAE – Cromatografia líquida de alta eficiência) e (CLC – Cromatografia líquida em coluna). Sendo assim a cromatografia pode ser utilizada para a identificação, análise ou separação de componentes de uma mistura. A mistura é adsorvida em uma fase estacionária e a fase móvel passa continuamente através da mistura. Através da escolha apropriada da fase estacionária e da fase móvel, pode-se fazer com que os componentes da mistura sejam arrastados ordenadamente. Os componentes que interagem pouco com a fase estacionária são arrastados facilmente pela fase móvel, aqueles com maior interação ficam mais retidos aqueles com maior interação ficam mais retidos. [BRENELLI, 2006].
Na CCD a fase móvel desloca-se pela placa de cromatografia. A mistura a ser analisada é aplicada na base da placa e esta colocada verticalmente em recipiente contendo certa quantidade de solvente (conhecida como câmara de eluição). Então o solvente desloca-se por capilaridade, carregando a solução. Cada substância presente na mistura percorrerá distâncias diferentes na placa, em relação ao solvente. Chama-se de Fator de Retenção (Rf), a relação entre as velocidades do movimento da substância e da frente do solvente. O Rf é expresso pela a razão entre a distância percorrida pela substância, a partir do ponto de aplicação até o meio da mancha, e a distância percorrida pelo solvente a partir do ponto de aplicação da amostra. Os [SOARES, 1988].
Figura 1: Cálculo do Rf
Fonte: www.google.com.br/imagens. Acessado em