CRM- Customer Relationship Management Alunos:
Customer Relationship Management
Alunos: Beatriz R. da Silva, Edelaine dos Santos, Honor F. Costa, Yunes
Cáceres da Silva.
Turma: 1221
Data: 08/07/2013.
Introdução
Neste trabalho explicaremos o que é CRM, a sua origem, as funcionalidades, qual a importância e as vantagens dele para as empresas, quais são os tipos de CRM e as suas ferramentas tecnológicas. Mostraremos que o CRM não se resume apenas ao software em si, mas sim, principalmente é uma filosofia e uma cultura comercial voltada para o cliente que garanta que toda atividade da empresa está a serviço das necessidades do cliente.
Desvendando o CRM
CRM é uma das expressões da moda no marketing recente e, no entanto, é uma das práticas mais antigas nas transações comerciais desde os primórdios da civilização.
Como será que os fenícios adivinhavam que os egípcios apreciavam a cerâmica dos gregos e que estes apreciavam a vidraria dos egípcios?
Tecnologia sofisticada? Certamente não. Apenas observação acurada e inteligência para filtrar as informações mais relevantes sobre os gostos e preferências de cada cliente.
O que é CRM?
CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management que pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Em uma empresa o CRM administra as relações com os clientes, mas também com seus funcionários, parceiros e colaboradores.
Em outra organização, por exemplo, uma prefeitura, vai gerir relacionamento com servidores e com os cidadãos. O CRM pode ser considerado como o centro da gestão estratégica que integra funções, processos internos e redes externas para criar e levar valor para clientes focos e rentáveis, tudo isso é fundamentado em informações de qualidade e suportado, claro, por tecnologia de informação.
O erro mais comum cometido é presenciar o CRM como uma solução tecnológica e de software. Mas a tecnologia sozinha não pode construir relacionamentos lucrativos com o cliente. “O CRM não é uma solução