Crm conceito
O CRM é um software que tem como foco o aperfeiçoamento da satisfação e da lealdade de clientes, bem como aumentar a renda proveniente de clientes existentes. De acordo com Cardoso e CRM pode ser definido como: ”Planejamento, gerenciamento e operacionalização da experiência do cliente, aplicando-se as mais avançadas tecnologias da informação visando à fidelização e criação de valor”.
O CRM é a transformação de antigos conceitos em idéias práticas, o que os profissionais de marketing sempre sonharam fazer, agora é possível através das novas tecnologias, numa verdadeira aproximação do pensamento estratégico com a ação tática.
Os critérios elaborados devem ser transportados para uma visão organizacional e centrados no cliente, o que permitirá que os desenvolvedores do sistema de gerenciamento possam construir uma estrutura adequada em seu software para a implementação do suporte a tomada de decisão a partir da filosofia de CRM.
É um método ou um conjunto de processos que permite entender, influenciar a compra e reter clientes. Os processos determinam o conjunto de ferramentas que serão utilizados no gerenciamento do relacionamento entre a empresa e seus clientes.
O CRM enfoca o nicho de clientes, ao invés da fatia de mercado, e utiliza-se amplamente das novas tecnologias para rastrear e esse comunicar com eles, e isso exige uma bilateralidade no processo de aquisição do produto ou serviço.
De um ponto de vista organizacional, o CRM é uma orientação conceitual das tecnologias de informação (TI) utilizando para desenvolver os negócios e seus processos de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Uma decisão critica com a adoção de uma nova tecnologia de informação não é tomada isoladamente da organização. São feitas referências à problemática do negocio, à comunidade de vendas, consultores e outras organizações usuários que podem adotar, já adotaram, ou podem nunca adotar.
As organizações buscam cativar a confiança e a lealdade dos clientes