Critérios para escolha do livro didático
Auxílio Visual
O livro didático deverá contar com auxílios visuais (desenhos, fotos, mapas, etc), que representem o tema estudado, para oportunizar ao aluno a visualização do mesmo. Esses auxílios devem conter legenda, autor e deixar claro se a imagem é verídica ou uma simples representação. No caso dos mapas é interessante também a presença de comparativos de, por exemplo, como se dava a divisão de um território em diferentes períodos. O aluno poderá usar essas imagens para uma melhor compreensão e até como exemplos do tema.
Relação com a atualidade
Os fatos contados no livro didático devem estabelecer relações com a atualidade, proporcionando ao aluno uma maior aproximação com a matéria, visto que assim ela ficará mais próxima de sua realidade. O aluno deve perceber que a história é cíclica e poderá aos poucos estabelecer relações com a sua realidade e até mesmo trazer exemplos para a sala de aula.
Sugestões de exercícios
O livro didático deverá conter também sugestões de exercícios, trabalhos, oficinas, etc. a serem realizados pelos alunos que façam com que eles se envolvam, desenvolvam suas capacidades de criatividade, organização, interpretação, convivência e respeito mútuo (principalmente em caso de trabalhos a serem desenvolvidos em duplas ou grupos) e até mesmo de responsabilidade e ao mesmo tempo aprendam.
Estímulo a leitura
O estímulo a leitura é de extrema importância para a vida escolar dos alunos, para isso o livro didático deve apresentar trechos de livros, histórias curtas, contos, poemas, etc., que venham a complementar o tema estudado e até mesmo instigá-los a buscar mais material de leitura sobre o tema.
Estímulo a análise crítica
O livro didático deve proporcionar ao aluno quando possível for, o conhecimento de diferentes versões do mesmo fato, para que seja possível para o mesmo, realizar a sua própria análise da conjuntura, construindo