Critérios de seleção de projetos e processo de apresentação e aprovação do project charter
PROCESSO DE APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO
PROJECT CHARTER
Introdução Ao avaliarmos qual o melhor método de desenvolver um projeto é necessário ter um critério de seleção, ou seja, criar critérios para os projetos e a partir deles selecionar quais serão viáveis em relação a custos, prazos, probabilidade de sucesso, etc.
Depois de definidos os critérios de seleção, preenchemos o Project Charter, neste documento devem conter todas as informações reais do projeto, de forma que qualquer leitor consiga entender o que será realizado no projeto descrito.
Quando todos os Project Charter estão preenchidos, eles passam por um “comitê” de seleção, conhecido como seleção scoring, neste método os projetos são pontuados a partir dos critérios que foram apresentados no início de cada projeto. Após essa avaliação, o projeto melhor pontuado é enviado para a diretoria para aprovação do projeto.
Posicionamento do tema no ciclo de gerenciamento do projeto
Critérios sugeridos para priorização de projetos estratégicos
Na seleção de projetos estratégicos, são aplicados diversos critérios com a finalidade de priorizar os projetos mais adequados e supostamente necessários e suficientes para atingir os objetivos estratégicos propostos. Pode ser utilizada uma escala de avaliação distribuída em 6 pontos, sem centro, de 0 a 5.
A complexidade - Analisa a abrangência do escopo do projeto, o custo benefício e o esforço alocado para a sua implementação: quanto menor a complexidade, maior a pontuação.
Custo - Avalia o investimento necessário em termos de orçamento para a operacionalização da iniciativa: quanto menor o custo, maior a pontuação.
Determinação legal ou da Administração - Pontua as iniciativas em função de cumprimento de lei ou de determinação da Administração da Organização. O projeto recebe pontuação máxima ou mínima nesse critério, não há pontuação intermediária.
Impacto na meta - Mede a relevância estratégica, ou