CRITICAS AO OS VALORES
Faz uma reflexão sobre os valores e a cultura ocidental....Não há uma única verdade em relação à moral, mas apenas interpretações morais...O “Nascimento da tragédia”: liga à ética à estética (arte).
Há uma superioridade da arte em relação à ciência e à ética.
CRITICA AO PODER DA RAZAO
Nietzsche vai criticar a crença no poder da razão, a racionalização do mundo e do ser humano e a crença moderna na superioridade da ciência.
A razão não passa de um artigo de fé em que é necessário crer, porque a sua escolha implica já valores. Por exemplo: a verdade é superior à mentira ou o conhecimento é superior ao sentimento.
Essa escolha da razão em detrimento da sensação implica já valores, processos de valorações que são, desde o início processos morais.
ORIGEM TRAGEDIAS PRINCIPAIS TEMAS
Abordagem sobre a origem, a composição e a própria finalidade da arte trágica grega...É a expressão de dois impulsos artísticos: apolíneo e dionisíaco. ..Apolo (Deus da luz e da razão); Dionísio (Deus do vinho e da alegria).
O apolíneo é o impulso em direção à razão. Exprime a beleza é a verdade. Ex: a filosofia e a arte.
O dionisíaco é o impulso em direção à aquilo que é instintivo e irracional. Exprime aquilo que pode destruir o homem. Ex: os rituais dionisíacos.
ORIGEM DA TRAGEDIA PRINCIPAIS TEMAS
Abordagem sobre a origem, a composição e a própria finalidade da arte trágica grega....É a expressão de dois impulsos artísticos: apolíneo e dionisíaco. ...Apolo (Deus da luz e da razão); Dionísio (Deus do vinho e da alegria).
O apolíneo é o impulso em direção à razão. Exprime a beleza é a verdade. Ex: a filosofia e a arte.
O dionisíaco é o impulso em direção à aquilo que é instintivo e irracional. Exprime aquilo que pode destruir o homem. Ex: os rituais dionisíacos
CRITICA A CULTURA
Critica Sócrates, pois foi aquele que elegeu a razão como instrumento capaz de explicar a natureza da realidade.
Decadente é a cultura que atrofiou o poder dos impulsos e dos instintos,