Finanças
Financeiros
Formadora: Joana Canelas
Data: 12-05-2014
Índice
Introdução
Conceitos
Contabilidade de Gestão
Informação Financeira
Análise de Rendibilidade
Conceito de Risco
Criação de Valor
Unidades de Negócio
Orçamentação
Análise de desvios
Questões
Exercícios
Conclusão
Introdução
Cada vez mais se opera num ambiente competitivo e em constante mutação Os gestores das empresas são forçados a tomar decisões de forma rápida e eficiente – e cada vez há menos espaço de manobra: gestores que tomam decisões erradas = empresas que ficam para trás.
Atinge-se um patamar tal em que apenas a informação contabilística e as Demonstrações Financeiras da empresa não são suficientes – é necessária informação ao mais alto detalhe, pormenorizada e com prospecções futuras.
A Contabilidade Financeira não é suficiente no processo de tomada de decisão
Conceitos
A Função financeira: corresponde aos esforços despendidos objectivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das acções ordinárias da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez.
dentro de uma empresa está directamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento ou de recorrer a um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Por outro lado, todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam maiores rendimentos, lucros ou investimentos, etc., tudo que necessitam de um certo cálculo financeiro
Conceitos
A Função financeira: Como todas as actividades de uma empresa exigem utilização de fundos, a função do administrador financeiro é de vital interesse para os diferentes sectores da administração empresarial. Uma vez que o administrador financeiro actua na distribuição dos recursos na firma, os métodos e as políticas por ele recomendados