critica
RESENHA
ERECHIM
2013
Gilliardi Alex Giacomel
Felipe Zamboni Andrade
Trabalho da disciplina de Metodologia Científica do Curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim
ERECHIM
Resenha critica da obra “O PRÍNCIPE”
Livro: O príncipe
Ano de Edição: 1997
Autor: Maquiavel
Número de Páginas: 178
Editora: Martin Claret
Nicolau Maquiavel, escritor, político e filosofo, nasceu em Florença em 1469, e faleceu em 1527. Foi secretário de chancelaria de Florença e desempenhou várias missões diplomáticas. Com a vitória dos Médicis, em 1512, teve de abandonar suas funções. Em 1513 começou a escrever sua obra “O PRINCIPE”, e a dedicou ao Magnífico Lourenço de Médici.
Em sua obra O Príncipe, Nicolau Maquiavel mostra a sua preocupação em analisar acontecimentos ocorridos ao longo da história, de modo a compará-los à atualidade de seu tempo O Príncipe consiste de um manual prático dado ao Príncipe Lorenzo de Médice como um presente, o qual envolve experiência e reflexões do autor. Maquiavel analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder.
A obra é dividida em 26 capítulos, agregados em 5 parte
Considerado como a obra mais discutida e lida de todos os tempos e indispensável leitura para os estudiosos da Política, escrito na época em que a Itália encontrava-se inteiramente fragmentada, dominada pela influência dos Estados e dos exércitos estrangeiros, marcada por conflitos.
O objetivo de Maquiavel era orientar e aconselhar a conquista do poder, como manter, aumentar e não ou perder o poder, tendo como foco o Estado, a conquista do império, pois para ele, os fins justificam os meios.
Nesta mesma linha, ele ensina que a única forma segura de