critica a musica tanto mar
A música “Tanto Mar” foi composta na década de 70 tendo como inspiração a revolução de Abril ou como queira dos Escravos. Acabou com a ditadura salazarista mas não com Oliveira Salazar pois este havia morrido em 1972 e a revolução deu-se em 1974. Quanto à interpretação da letra, está certíssima. Foi uma bela revolução, com frutos maravilhosos, mas que tem vindo a ser murchada a cada ano por tecnocratas liberais que não descanam enquanto não “matarem e enterrarem” a revolução feita desinteressadamente pelos capitães de Abril. É que o povo tem desperdiçado o voto (arma da democracia) a votar em quem não é do povo nem pelo povo! A canção do Chico é a homenagem mais bela que a revolução de Abril recebeu de um estrangeiro e das mais belas da língua portuguesa!
A música tem duas versões. A primeira foi composta quando a revolução ainda estava em evidência (por volta de 1974), mas foi censurada pelo governo Médici. A segunda foi composta por volta de 1979, quando o movimento já havia sido suprimido (em 1975 um golpe militar pôs fim àquilo que foi batizado de PREC – Processo Revolucionário Em Curso).
Chico mudou os tempos da letra (“Está” para “foi”, “Fico” para “Fiquei”), e conseguiu gravá-la. A letra basicamente fala de um eu-lírico português, enviando uma carta daqui do Brasil para alguém, lá em Portugal. Em resumo, Chico deixa claro que mesmo que as armas tenham terminado com aquela “festa” o espírito revolucionário vai sempre permanecer vivo.