bloqueio de energia
Objetivo
Definir conceitos, ações e responsabilidades para o travamento de fontes de energia, assegurando que na realização de trabalhos com máquinas, equipamentos e instalações, estes estejam totalmente desenergizados. Regulamentar o uso e guarda de chaves de múltiplo uso, que restrinja acessos em algumas operações especificas, tais como ajustes de máquinas, manobras em cubículos de alta tensão.
Dispositivo de Bloqueio
Qualquer dispositivo que previna fisicamente a transmissão ou liberação de energia, não se limitando a cortadores de circuitos elétricos, tendo ainda dispositivos para bloqueio de válvulas, registros, chaves, etc.
Cadeado de segurança
Fechadura portátil, numerada com o registro do empregado habilitado. Deve ser acoplado diretamente no equipamento a ser bloqueado e ou associados a um dispositivo de bloqueio.
Cartão de travamento
Documento individual, nominativo, que identifica a energia bloqueada e o responsável pelo bloqueio.
Como fazer?
Através do travamento da máquina, equipamento ou instalação, com cadeados e travas de segurança além da sinalização com cartão perigo.
Quando travar?
Em todos os trabalhos de reparos, limpeza,lubrificação, preparação de máquinas, instalações e outros equipamentos, nos quais os empregados que executam correm o risco de sofrer alguma lesão ou mesmo morte.
Ações para bloqueio à fontes energizadas
COMUNICAR: Ordem de reparo ou serviço: Solicitação formal feita pelo responsável do setor do equipamento e ou instalação, ao setor de manutenção, onde deve constar o tipo de equipamento, localização e as energias a serem bloquedas.
ANALIZAR: Com base na ordem de reparo ou serviço, o responsável pela manutenção, em devem conjunto com o responsável do setor solicitante, analizar todos os riscos existentes e determinar as recomendações de segurança que devem ser aplicadas para a execução o serviço. Nos casos de trabalho em altura, ambiente