Análise da música Luiz Gonzaga
“Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra está morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar”
Nesse trecho Luis Gonzaga enfatiza a idéia de que os homens necessitam da natureza para seu próprio bem estar e para sua sobrevivência em geral.
“Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu”
Nessa parte é relatada através da expressão “comeu”, a influencia e a destruição causada pela poluição ao meio ambiente, “peixes morrendo” a beleza da natureza convertida em uma flor, “e o verde” as florestas e vegetações, que indiretamente são agredidas constantemente pela poluição.
“Nem o Chico Mendes sobreviveu”
“Chico Mendes” (Francisco Alves Mendes Filho) foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutava pela preservação da Amazônia e ficou mundialmente conhecido por causa de sua morte.
Aos leitores, Xote Ecológico (Luiz Gonzaga)
Vivenciamos constantes agressões ao meio ambiente, ocasionando na poluição dos rios, destruição das florestas, contaminação do solo, alterações climáticas, redução da biodiversidade, entre tantos outros fatores. Nesse sentido, a preservação dos recursos naturais se torna essencial e a conscientização ambiental é o primeiro passo para atingirmos esse objetivo.
Reflita com os estudantes sobre os problemas ambientais e as suas consequências para todas as formas de vida. Em seguida, peça que eles citem exemplos de destruição da natureza. Aproveite esse momento para salientar que a exploração dos recursos naturais é fundamental para o desenvolvimento econômico, e que sua utilização não é necessariamente destrutiva, dependendo da forma como é realizada.
Após essa abordagem, entregue a cada aluno uma cópia da letra da música “Xote Ecológico”, de autoria de Luiz