Crise e reestruturação nas organizações globo
Questões:
1 – Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Porque o conglomerado adotou essa forma estrutural?
R= As organizações Globo são um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, mas principalmente no ramo de mídias e comunicação. As organizações têm suas atividades separadas visando uma melhor departamentalização e coordenação das atividades.
2 - Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
R= As Organizações Globo optaram por uma departamentalização por processo, onde se agrupa atividades e recursos com base nos processos chave da organização.
ORGANOGRAMA:
3- Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?
R= O Tamanho organizacional, ao mesmo tempo em que demostra o poder do conglomerado, também pode ser considerado seu “calcanhar de Aquiles”. O controle de uma estrutura tão grande é difícil, e muitas vezes os processos decisórios são emperrados por causa da hierarquização e do inchaço do corpo administrativo.
4- Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?
R= O modelo apresentado de departamentalização visa reduzir a lentidão dos procedimentos organizacionais e facilitar a coordenação por parte da alta administração. Caso o controle de todas as atividades e decisões ficassem nas mãos de uma única pessoa, os processos na organização seriam altamente burocratizados. Isso faria com que os procedimentos e as respostas às pressões ambientais fossem lentos, atrapalhando o rumo dos negócios organizacionais.
5- Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?
R= Graças ao desenvolvimento de novos meios de acessos a informação, e principalmente, à difusão da