Crise no setor das sociedades não financeiras
Portugal vs França
Aveiro, 4 de Junho de 2012
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
O objectivo deste trabalho é analisar a Crise no Setor das Sociedades Não Financeiras, nomeadamente em Portugal e França. No capítulo dois começamos por apresentar a contabilidade nacional, de que forma é composta e caraterizamos as Sociedades Não Financeiras.
No capítulo três, abordamos a evolução da crise na Europa, referindo as principais causas e consequências desta crise no Setor das Sociedades Não Financeiras. Fizemos também uma pequena introdução sobre a crise em Portugal e França.
Em seguida, no capítulo quatro, introduzimos o conceito de taxa de investimento e de que forma está relacionada com as contas nacionais, especificamente com a conta de produção. De seguida, analisamos a variação da taxa de investimento em Portugal desde do ano 2000 até 2010, comparando com o mesmo período da França.
No capítulo cinco, estudamos a taxa de lucro de Portugal e França registada no período de 2000 a 2010. Indicamos como se calcula o Excedente Bruto de Exploração na conta de exploração de S11., assim como a taxa de lucro e como esta varia relativamente ao excedente bruto de exploração e valor acrescentado bruto.
No capítulo seguinte, mostramos como é composta a taxa de endividamento, e como varia relativamente aos ativos financeiros, rendimento empresarial líquido e impostos sobre o rendimento e património. Comparamos esta taxa no intervalo de 2000 a 2010 nos países, Portugal e França.
No capítulo sete, último capítulo deste relatório, refiro de forma conclusiva os principais aspetos que foram detalhados ao longo deste documento. Depois deste capítulo, indico a bibliografia que usei para a realização deste trabalho.
2. CONCEITO DE SOCIEDADE NÃO FINANCEIRA
A contabilidade nacional contém ferramentas que permitem medir a atividade económica de um país, nos seus vários setores, nomeadamente, sociedades