Crise na saúde pública brasileira
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSLUSÃO............................................................................................................8
4 REFERÊNCAS........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Sobre a saúde pública no Brasil, duas posições extremadas continuam sendo assumidas no país. Alguns dizendo que falta dinheiro e outros, radicalizando no extremo oposto, falando, que o problema único ou maior, é a falta de gestão (entenda-se incompetência gerencial das pessoas e processos públicos de trabalho obsoletos).
Em primeiro lugar antes de defender a busca de mais dinheiro para a saúde todos precisam conhecer quais são os objetivos do SUS, o sistema público de saúde brasileiro. Onde pretendem chegar. Saber que a saúde depende de vários fatores como a carga genética, biológica, estilo de vida, o ambiente físico e sócio econômico que nos cerca e a suficiência e boa qualidade dos serviços de saúde. Portanto, é um engano pensar que a saúde só depende dos serviços de saúde. Todos tem que pensar na multicausalidade da saúde que passa pelos seus condicionantes e determinantes: salário, trabalho, casa, comida, vestuário, educação, cultura, transporte, meio ambiente etc.
As condições das estruturas físicas das Unidades Básicas de Saúde e dos hospitais são lastimáveis, pois as mesmas se encontram sem manutenção preventiva e/ou corretiva, funcionando muitas vezes em prédios improvisados e inadequados, com instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas precárias, pondo inclusive em risco de morte, aqueles que lá frequentam.
As más condições de atendimento à população na Atenção Primária de Saúde e porta de entrada do SUS, também é retratada pela falta de equipamentos médicos, mobílias, exame laboratoriais e até