wit uma lição de vida resenha critica
RIZZOTTO, M.L.F. História da Enfermagem e sua relação com a saúde pública. Goiânia: AB EDITORA, 1999.
Código 01
O Contexto Histórico Da Constituição Da Enfermagem profissional No Brasil
1
O Marco inicial da
Enfermagem
Embora já existissem outras iniciativas de profissionalização da enfermagem através de ensino formal, parece haver consenso na historiografia, que aponta o ano de 1922 como marco inicial da Enfermagem Moderna brasileira; ano que foi criada a Escola de Enfermeiros do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), atualmente, Escola de Enfermagem Ana Nery.
1
Campo Politico Nesse período da história, a sociedade brasileira foi marcada por profundas transformações, sendo que, alguns acontecimentos contribuíram particularmente para isso; no campo político destacamos a proclamação da República em 1889, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a chamada Revolução de 1930; no campo econômico; a crise do ciclo cafeeiro e a aceleração do processo industrial; no campo social, a urbanização, a imigração e os movimentos sociais e, no campo cultural, a Semana da Arte Moderna em 1922.
3
Mercado Internacional Por outro lado, o mercado internacional começava a impor uma redução no volume das importações dos produtos primários produzidos no Brasil, principalmente o café. Isso ocorria em consequência de uma diminuição do consumo nos mercados externos e da concorrência de outros centros produtores.
4
Processo Imigratório no Brasil Naquele momento, constituíam a classe dominante os fazendeiros de café, seus financiadores e exportadores, que exerciam o poder econômico e político sobre os assalariados e os pequenos comerciantes, predominantemente imigrantes, que compunham a outra face da sociedade emergente. O processo imigratório no Brasil, no final do século passado e início deste, foi intenso.