Resumo sobre livro o que é o SUS
Jaimilson Paim, é Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve participação ativa nas lutas pela reforma sanitária – SUS. Teve todo um processo de luta da sociedade brasileira, na época, contra a ditadura, e que defendia um projeto de reforma sanitária. Um dos elementos dessa reforma era constituir um sistema de saúde universal.
Sendo a saúde uma questão de atenção de muitas pessoas e segmentos. Além de corresponder a um estado de bem estar biopsicossocial, a saúde compõe um setor da economia onde se produzem bens e serviços. A sociedade espera que o setor de saúde cuide das pessoas e coletividade através de ações resolutivas. Na medida em que a saúde é entendida como algo primordial a indivíduo.
Sabe-se que a saúde possui três dimensões: estado vital, setor produtivo e área do saber. A partir daí a sociedade organiza o seu sistema de saúde de acordo com as necessidades o perfil da sua população.
No caso da sociedade brasileira, vem se procurando organizar o SUS nas duas últimas décadas, ainda que as ideias em torno dessa proposta já tenham mais de trinta anos. Embora muitas pessoas tenham ouvido falar do SUS, persistem dúvidas quanto ao seu significado e a sua importância para assegurar a saúde brasileira e dos brasileiros.
Referindo-se ao SUS - Sistema único de saúde como processo social de longa maturação, destacando que o SUS como processo social em marcha, não se iniciou em 1988, com a consagração constitucional de seus princípios, nem deve ter um momento definido para seu término, o SUS não começou ontem e nem termina hoje. Mudanças rápidas são típicas de regimes autoritários. O SUS como processo social, tem dimensão política, dado que vai sendo construído em ambiente democrático, no embate político, ideológico e tecnológico em que se apresentam na arena sanitária, diferentes atores sociais portadores de projetos diversificados, impulsionados por um