Crise financeira
O fato de a Enron ter criado falsas empresas para declararem que existiam dívidas a serem pagas em favor da mesma, para aumentar os balanços que são publicados, melhorando a imagem da empresa, diante de seus acionistas, é um exemplo de que a ética na administração dos recursos financeiros não foi respeitada.
Outro exemplo disso está com os bancos, os quais emprestavam o volume de capital que não tinham em caixa, visando apenas os exorbitantes juros que são cobrados em cima desse dinheiro emprestado. Dessa forma, emprestavam um volume de capitais especulativos, tendo a perspectiva de que esses valores seriam reembolsados acrescidos de juros. E esses bancos que cedem empréstimos terminam quebrando ao se verem somente com papéis (casas), uma vez que todos “ninjas” estavam vendendo “suas” casas, os preços baixaram cada vez mais, e eles (os bancos) não tinham a quem vender. O que resultou na bolha imobiliária norte-americana.
Neste último exemplo, os bancos e o mercado imobiliário norte-americano se utilizaram de falsidade e simulação. O mercado simulou quando decidiu repassar os imóveis às pessoas que não apresentavam condições financeiras para pagar, alegando que eles receberiam certo valor que advinha de uma suposta valorização do imóvel, o que não aconteceu; e os bancos, se utilizaram de falsidade, ao se prontificar a ceder empréstimos de um dinheiro que não tinham em caixa. Emprestar o capital que não se tem, é uma prática considerada normal, porém emprestar infinitamente mais do que não se tem, gera descontrole por parte dos bancos e terminam falindo.
2) Explique com suas palavras por que a bolha imobiliária norte-americana estourou e porque este foi um dos principais fatores que desencadeou a crise financeira mundial.
A bolha estourou porque existia uma grande quantidade de pessoas sem recursos financeiros para