Crise financeira 2008
To Big To Fail
Crise Financeira de 2008
Com o furo da ‘bolha da internet’, em 2001, o presidente da Reserva Federal Americana, Alan Greespan decidiu orientar os investimentos para os setor imobiliario, como objetivo de proteger os investidores. Adotando taxas de juros baixas e reduzindo as despesas financeiras, estimulou o investimento em imoveis, principalmente atravez da Fannie Mac e da Freddie Mae, que estavam crescendo bastante. Varios Bancos no mundo depositaram emprestimos nas imobiliarias atraves da Fannie Mac e Freddie Mae, atraidos pelas garantias do governo.
Fazendo emprestimos hipotecarios de auto risco as familias sem condição de pagar as prestações e transformando as hipotecas em titulos livremente negociaveis, passaram a vende-los aos bancos, instituições financeiras e companhia de seguros do mundo com a chancela de AAA.
Quando a Reserva Federal aumentou os juros com o objetivo de controlar a inflação, o sistema imobiliario caiu bruscamente, não podendo ser negociavel e tornando os clientes (familias sem condição de pagar as prestações) inadimplentes e os titulos inegociaveis, trazendo assim a crise bancaria em 2008.
O filme mostra de perto as ações do Secretario do Tesouro Nacional, Henry Paulson, para controlar o balanço do sistema bancario.
Podemos perceber que a crise ocorreu por causa de uma ideologia neoliberal ou fundamentalista de mercado. Ela prega que os mercados são mais eficientes do que qualquer intervenção do Estado, podendo ser auto-regulados.
Com a queda do setor imobiliario, o banco Lehman Brothers foi o primeiro a sofrer as consequencias. Suas ações cairam bruscamente levando o presindente a pedir socorro ao Tesouro Norte-Americano, que cometeu um dos maiores erros em toda a crise, não ajudou. Com a demora na tomada de decisões, e motivos pessoais o banco Lehman Brothers foi a falencia,o que acarretou num efeito dominó nos outros bancos.
O medo de se repetir a Grande