A percepção para desenvolver
2349 palavras
10 páginas
4 Introdução Percepção é o termo que designa o ato pelo qual o indivíduo toma conhecimento de um fenômeno ou de um objeto. Estar consciente da percepção significa estar consciente da apreensão de uma situação objetiva por meio de sensações, de representações e da atribuição de significados ao que foi experienciado. Entre o processar de estímulos recebidos pelo ambiente e a classificação conforme o sentido a que pertencem — tato, paladar, visão, olfato e audição — existe um longo e fascinante caminho a ser percorrido no cérebro, que extrai informações dos fenômenos captados e interpreta-os embasados em experiências anteriores. Mas como desenvolver essa percepção? E como utiliza-lá para desenvolver pessoas ainda que sejam pessoas de diferentes vivências? Esse trabalho tem como finalidade expor informações sobre o conceito de percepção, e como desenvolvê-la e como utilizar a mesma para desenvolver pessoas. Procuramos compor esse trabalho de forma simples para que todos os leitores consigam ter uma fácil compreensão.
5 1- Conceito sobre Percepção
“Percepção vem do latim perceptione e significa ato ou efeito de perceber. Perceber vem do latim percipere, que quer dizer, apoderar-se de, adquirir conhecimento por meio dos sentidos; formar ideia, abranger com a inteligência, entender, compreender, conhecer, distinguir, notar, ouvir, ver ao longe, divisar, enxergar”. (DICIONÁRIO AURÉLIO, 0000, p.00)
Percepção é a uma combinação de processos, que través do sistema nervoso atua sobre os dados iniciais, organizando e interpretando para criar um produto que conhecemos como experiência; que por sua vez é uma criação dos processos que ocorrem dentro do cérebro. A percepção é um processo ativo em que estímulos sensoriais são percebidos de maneira diferente dependendo do conjunto de mecanismos e processos através dos quais as pessoas são submetidas, com base na informação desenvolvida pelos seus sentidos.
“A percepção começou a ser estudada no século XIX. Os primeiros