Crise do petroleo
Introdução
A História do Petróleo
Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4000 a.C. devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judéia já utilizavam o betume para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas, bem como lubrificantes e até laxativo. Os chineses já perfuravam poços, usando hastes de bambu, no mínimo em 347 BCE.
Primeiro poço da história
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.
História da indústria petrolífera O mercado petrolífero começou a crescer. Surgiram as primeiras perfurações no mar e foi descoberto petróleo em grande quantidade nas arábias, um fato determinante na evolução do preço do petróleo e da vida política mundial nas décadas seguintes. Inicialmente no Irão, mais tarde, em 1927, no Iraque, e em 1938 na Arábia Saudita.
Se o petróleo era o elemento principal da economia das grandes potências, originando progresso e riqueza, o mesmo não acontecia aos países que produziam o precioso ouro negro. O Oriente Médio tornou-se desde o fim da Primeira Guerra Mundial, o principal produtor de petróleo do mundo, o que levou à cobiça dos europeus, que dominaram a região por décadas, colonizando e explorando as suas riquezas, com o invento da primeira perfuradora de rochas em 1849. Dois anos mais tarde é criada a primeira companhia petrolífera, a Pennsylvania Rock Oil, e ainda na década de 50 é descoberto o método de destilação do petróleo em gasolina e outros derivados e é realizada a primeira perfuração de petróleo em níveis comerciais.
Dez anos passaram e o petróleo foi pela