crise de 1929 a 2007
Índice:
Caracterização da crise de 1929 e de 2007………………3
Diferenças entre ambas as crises………………………….6
Semelhanças entre as mesmas…………………………….7
Caracterização da crise de 1929 e de 2007
A Grande Crise Economica de 1929 que atingiu os Estados Unidos e grande parte do mundo capitalista, na década de 1920, também ela conhecida, historicamente, como Quebra da Bolsa de Nova York ou Grande Depressão.
Ocorreu no período que se estende do fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918, até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939. A crise acabou chegando ao mercado de ações. Milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e milhões de norte-americanos perderam o emprego. Marcando os anos seguintes como os anos de Grande Depressão. A quebra da bolsa afetou o mundo inteiro, pois a economia norte-americana era a alavanca do capitalismo mundial.
Podemos realçar algumas causas principais que levaram os Estados Unidos a uma crise econômica, uma delas foi a recuperação econômica dos países europeus após a guerra. O que levou, estes países a diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos. A diminuição das importações teve como reflexo a superprodução agrícola, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
Por sua vez ouve também diminuição do consumo, pois o poder aquisitivo da população não acompanhava o crescimento da indústria. Em 1933, Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos e, para contornar a crise, elaborou um plano chamado New Deal.
3
De acordo com este plano, o governo norte-americano passou a controlar os preços e a produção das indústrias e das fazendas. Assim, diminuiu a inflação e evitou a formação de estoques. Outra medida foi a criação de empresas estatais e construsão de estradas,