Relat Rio Dulci 10 Laudas 2014
2817 palavras
12 páginas
DISCIPLINA: ESTADO E SOCIEDADE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEOPROFESSOR: ÁGNEZ DE LÉLIS SARAIVA
TEXTOS DE OTÁVIO SOARES DULCI:
ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CENÁRIO MUNDIAL
ECONOMIA E POLÍTICA NA CRISE GLOBAL
Wanderson Souza Figueiredo de Castro, Cap PM
CESP II- 2014 – Turma C
Belo Horizonte
2014
1 ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CENÁRIO MUNDIAL.
1.1 Ideias principais do texto e argumentos do autor
Em suas considerações iniciais no texto, o autor Otávio Soares Dulci, diz que chegamos ao final do século XX com o Estado passando por uma profunda transformação em decorrência da emersão de mudanças em todos os planos (economia, política, tecnologia, cultura e artes), exigindo do Estado novas posturas concernente ao seu papel. Tais mudanças fazem com que uma leitura adequada da atualidade permita uma sugestão de tendências.
A incerteza do futuro é latente em face das mudanças que se processam de maneira acelerada em todos os níveis. A “pós-modernidade” percebida nestas transformações, tem reflexos diretos sobre o conceito que tínhamos sobre modernidade. Esse contexto para o autor é de preocupação.
O pós-modernismo em sua perspectiva, utilizada inicialmente no campo artístico e intelectual, a atualidade social, política e econômica, parece apresentar-se dissociado das ideias modernistas. O pós-modernismo valoriza o que é micro e individual, dando pouca ou nenhuma ênfase para as grandes utopias e ideais. Isso é facilmente perceptível no campo social.
O papel do Estado então, sofre profunda mudança como consequência desta nova realidade. Sociedade e mercado carecem, nesta nova perspectiva, de entendimento, aprendizagem e novas posturas.
A partir dessas intercorrências, o autor busca mostrar o desenvolvimento da atuação do Estado ao longo do tempo, de sua atuação ativa e de intervenção a partir do século XX e um aparente abandono dos ideais iluministas latentes no século XIX.
Na Primeira Guerra Mundial, o comunismo e o fascismo,