Critica Da Debora
Durante o carnaval, após receber denúncias de moradores, a equipe de plantão esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. Para a surpresa dos técnicos os problemas encontrados foram diversos, entre eles: esgoto vertendo sem qualquer tipo de tratamento, construções dentro da área de mangue e no que deveria ser as margens do córrego, desmatamento e aterramento.
Em um condomínio em construção na região, a equipe flagrou possíveis descumprimentos das condicionantes impostas com a emissão da licença de instalação, entre elas: a preservação da vegetação existente para facilitar a infiltração da água e evitar alagamentos. Segundo informações do diretor técnico do IMA, Ricardo Freitas, caso sejam comprovados os problemas, o dono do empreendimento poderá sofrer sanções que podem levar até ao cancelamento da licença ambiental.
Segundo informações de Alex Nazário, geógrafo consultor do IMA, o Córrego dos Mamões, também conhecido como Rego ou Riacho dos Mamões, é uma área de infiltração que sofre interferência direta do movimento da maré. Ele explica que, como o solo é raso, é comum a área ter alagamentos durante as marés cheias e períodos de chuvas intensos. Dessa forma, não é recomendado que sejam construídas casas no local. “Além disso, o manguezal é considerado uma Área de Preservação Permanente o que significa que não deve ser mexido”, comenta.
Fonte: Ascom/IMA
De acordo com fatos noticiados pelo IMA, em pleno século XXI a questão do saneamento básico e o desrespeito humano para com a natureza ainda se tornam um sério problema que envolve tanto questões naturais e de saúde, como urbanas.
A priori, o convívio das pessoas