Crise da saúde pública
Hugh M’Diarmid
Crise das Políticas Públicas
Crise da Saúde Pública
Introdução
Saúde é uma questão central no Brasil, isto é fato, não por ser de máxima importância, mas também por ser uma intersecção de diversos fatores, como, saneamento, alimentação, educação em saúde, renda familiar, desenvolvimento urbano, assistência social,..., tudo isso é tão importante quanto à construção de grandes hospitais com aparelhos modernos e de alta tecnologia.
A partir da Constituição Federal de 1988 houve uma mudança de foco e de compreensão do que é saúde pública e é basicamente sobre isto que trata o presente trabalho.
Estudaremos as premissas de descentralização, universalização e reordenação. A implantação do SUS – Sistema Único de Saúde,..., o que seria capaz de melhorar a situação da Saúde Pública no país.
A pesquisa buscou discutir e analisar as maiores dificuldades da saúde pública no Brasil sob o aspecto jurídico e legal.
Capítulo I
Conceito da Saúde Pública
Princípios Básicos:
“O gozo de melhor estado de saúde constitui um direito fundamental de todos os seres humanos, sejam quais forem suas raças, suas religiões, suas opiniões políticas, suas condições econômicas e sociais”.
(Preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde).
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. Esta definição leva em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive”.
(Organização Mundial da Saúde).
Saúde Pública: É a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população.
Tanto a saúde como a doença, encerram problemas que a Saúde Pública trata de resolver. Além de conservar e melhorar a saúde, a Saúde