Crise da Rússia em relação a Ucrânia e a comunidade internacional
Durante a maior parte do século 20, a Ucrânia fez parte da União Soviética,até sua independencia em 1991.Desde então,o país passou a ter como exemplo outros paises como Polonia,Eslovaquia e Hungria - todos da União Europeia( UE ).O que gera conflito no país,são como duas forças contrarias que se colidem.Na parte ocidental da Ucrânia parte o movimento de aproximação com a UE,já no lado oriental que é mais proximo da Rússia ainda prevalece a nostalgia de uma integração com a União Soviética.
Crise da Rússia em relação a Ucrânia e a comunidade internacional
A crise começou em novembro de 2013 quando o presidente da Ucrânia ,Viktor Yanukovich decidiu recusar um acordo de aproximação com a União Européia, e em troca prefiriu se aproximar da Rússia.Grande parte da populção não se agradou com isso,e desde então começaram os protestos para exigir a renúncia do presidente.No começo desse ano,as manifestações ficaram ainda mais violentas,em fevereiro o choque entre a policia e manifestantes se tornaram mais frequentes e deixaram quase 100 mortos e vários feridos na capital Kiev.
Logo e seguida Yanukovich foi deposto, e novas eleições foram convocadas. As atenções agora se voltaram para a Crimeia, região autônoma da Ucrânia de maioria alinhada à Rússia e que convocou um referendo sobre sua soberania. Há temores de que a tensão possa avançar sobre outras partes da Ucrânia.
A região ucraniana da Crimeia está sob disputa desde que foi praticamente anexada pela Rússia, sob protestos das potências ocidentais - e da própria Ucrânia, até então dona do território.Aproveitando o vazio de governo, as autoridades da Crimeia, região de maioria russa, propuseram um referendo interno no território, perguntando aos habitantes se eles estariam dispostos a se juntar à Rússia.
Os países ocidentais se envolveram também tentando buscar a melhor solução.Os Estados Unidos e outros países exigem que a Rússia recuasse suas tropas na Crimeia. Os EUA também ameaçaram a Rússia com