Criptografia
NOME:
RA:
Trabalho de APS
SÃO PAULO 2011 INTRODUÇÃO 3 OBJETIVO DO TRABALHO 4 CONCEITOS GERAIS DA CRIPTOGRAFIA 5 TIPOS DE CRIPTOGRAFIA MAIS UTILIZADOS 8 Chave simétrica 8 Criptografia assimétrica 9 DSS (Digital Signature Standard) 9 Combinação dos Tipos 10 Criptografia em rede sem fio 10 Elgamal 12 RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO 14 Criptografando 14 Descriptografando 17 IMAGENS DO PROGRAMA FUNCIONANDO 20 CRIPTOGRAFANDO 20 DESCRITOGRAFANDO 22 DISSERTAÇÃO 24 BIBLIOGRAFIA 25
INTRODUÇÃO
Por muitos anos, a comunicação foi um instrumento vital para que reis e rainhas governassem seus países e generais comandassem seus exércitos.
Porém, caso essas mensagens fossem interceptadas, poderiam revelar informações e segredos preciosos aos rivais. Devido essa ameaça de interceptação, surgiram as técnicas de mascaramento de mensagens, através de códigos e cifras. Em contrapartida, surgiram os decifradores de códigos, que utilizavam métodos para invocar palavras e frases que tivessem significado nessas mensagens codificadas.
A batalha entre os codificadores e decifradores é secular e está em constante evolução. Os codificadores buscam criar códigos cada vez mais fortes enquanto os decifradores tornam seus métodos cada vez mais eficazes.
A comunicação torna-se a cada dia uma mercadoria mais valiosa para nossa sociedade e o processo de codificação de mensagens desempenha um papel cada vez maior, já que nossa privacidade pode ser facilmente interceptada. Na internet, por exemplo, a codificação é o único meio de garantir a privacidade e sucesso do mercado digital. Assim como nas atividades civis, a criptografia militar também é de grande importância.
OBJETIVO DO TRABALHO
O objetivo do trabalho é apresentar conceitos de criptográfica como surgiu, sua evolução, a importância e suas técnicas criptográficas mais utilizadas. Nele é abordado as vantagens e desvantagens,