Maria mae de deus
Todos os evangelistas falam na mãe de Jesus. Lucas o mais completo, Mateus do ponto de vista de José, em Marcos Maria, a família, os discípulos não sabem quem é Jesus, em João ela é entregue aos seus cuidados.
Maria está ligada ao que acreditamos de Jesus. Se acreditarmos que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, iremos chegar ao entendimento da Maria Mãe de Deus.
O próprio Jesus um dia fez a pergunta:
Que dizem o homem ser o Filho do Homem? (Mt, 16,13)
E no evangelho de S. João temos uma resposta para quem foi Jesus.
“No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo 1,1).
No entanto, a palavra Verbo ou Logos de Deus, foi motivo de muitos debates pelos cristãos vindos do paganismo, a partir do final do séc. I, uma discussão que, no tocante à mariologia, se estenderá até o sec. V.
As várias formas de entendimento de Jesus desaguaram no que, hoje chamamos de heresias.
Heresia significa “tomar partido”, “escolha”, “seita”.
Dentre as várias heresias escolhemos algumas, que estão mais relacionadas ao estudo da figura de Nossa Senhora.
GNOSTICISMO - (90 -130) Gnose significa conhecimento.
Eon ou nômada –são emanações de um deus superior. Jesus Cristo é um éon ou avatar, ele não tinha um corpo de verdade (docetismo=aparência), e era portador da gnosis.
DUALISMO: DEUS BOM DEUS MAL Pleroma Demiurgo = Javé Espírito corpo, matéria A comunidade de João viveu esta influência. 1Jo 4, 1-3: ... todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio na carne, é de Deus; todo o Espírito que não reconhece Jesus não é de Deus”. Outra resposta, 2Jo 7: Porque muitos sedutores, que não reconhecem Jesus como Messias encarnado, espalharam-se pelo mundo.
MARCIÃO – (Inicio do sec II) O Cristo apareceu , de repente na sinagoga de Cafarnaum. Não nasceu de Maria. Revestido de uma aparência de