criptografia
A criptografia é uma escrita cifrada que surgiu a muito tempo atrás. Conforme surgiu a escrita, logo surgiu também a necessidade de escrever textos secretos, foi aí que surgiram códigos para se criar mensagens cifradas, que foram evoluindo com o passar do tempo.
No início não existiam tantas pessoas que soubessem escrever, e consequentemente não havia tanta necessidade de cifrar qualquer mensagem, porém com os anos, a criptografia passou a ser muito utilizada por causa da evolução dos meios de comunicação, facilidade de acesso a estes meios e grande quantidade de mensagens enviadas. Telefones, celulares, fax, e-mail, entre outros, são amplamente utilizados e nem sempre os usuários querem que o conteúdo seja exposto, e com isso, a criptografia foi evoluindo cada vez mais nos últimos anos.
Hoje muitas transações comerciais podem ser feitas através das redes de computadores, porém, esta comodidade trouxe consigo a preocupação de que informações confidenciais podem estar expostas a intrusos e atacantes de redes que utilizam meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e integridade dos dados.
Quando o assunto é segurança, a criptografia se faz essencial, ela é uma forma de se manter a confidencialidade dos dados, também fornece técnicas que permitem a codificação e decodificação dos dados, onde os mesmos podem ser transmitidos e armazenados sem que haja alterações ou a sua exposição à entidade não autorizada. O objetivo da criptografia é possibilitar uma comunicação segura, garantindo aos serviços a confidencialidade, autenticidade e integridade.
Conceitos Gerais:
A criptografia é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado. O objetivo da criptografia é transformar um conjunto de informação legível, como um e-mail, por exemplo, em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido. O conceito chave é que apenas quem tem a chave de decriptação seja capaz de recuperar o e-mail em formato