Vírius
Introdução
Os vírus são uns dos seres mais estudados pela ciência, estes vivos pré-históricos que tem até sua existência questionada estão em toda a parte.
Os Vírus
Os vírus são organismos acelulares que contêm um pequeno material genético (RNA) e uma cápsula de proteínas para protegê-lo. Por serem acelulares, alguns cientistas não os classificam como seres vivos. Mas outros os colocam como vivos, pois podem de uma forma, se reproduzirem.
Os vírus são parasitas obrigatórios, ou seja, precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir. O processo de reprodução segue um dos ciclos abaixo:
Ciclo lítico o vírus se aproxima da célula (fixação), e injeta seu material genético dentro dela (injeção); dentro da célula, as partículas de DNA ou RNA injetados se multiplicarão; novos vírus são formados, com os recursos da própria célula (enzimas, nutrientes, etc.); a célula morre, libertando os novos vírus que se formaram;
Um exemplo são os vírus bacteriófagos, que destroem as células bacterianas após a replicação do DNA viral.
Ciclo lisogênico
O vírus introduz seu material genético em uma célula. Este material passa a fazer parte do DNA celular, que será replicado juntamente com a célula durante a mitose; esse comportamento é feito pelo vírus HIV: ele muda seu código genético, para ficar igual ao do organismo parasitado e entra nas células (no caso os glóbulos brancos) e faz cópias de si mesmo, causando a morte da célula.
Conclusão
Estes seres vivos ancestrais e muito diversificados, dificilmente serão erradicados, devido seu organismo variar (além de diferenciarem-se entre si, por isso não tem nenhum reino),isto é, evoluem constantemente.