Criptografia
A questão Segurança sempre foi um assunto muito discutido entre as pessoas, e inúmeras opiniões foram surgindo com o passar dos anos. Desse modo, andando lado a lado, a tecnologia foi crescendo de forma avassaladora, tornando no que vemos hoje. Smartphones, ultrabooks, tablets, entre outros foram surgindo como tempo e, por incrível que pareça, o quesito segurança ainda nos assombra.
Diariamente novos softwares para manter nossas informações seguras vão surgindo, mas por outro lado, novas formas de burlar esses sistemas para revelar dados importantes também vão surgindo. Em resumo:
Segurança da Informação: Atua na garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados não importando a forma que eles se apresentem, seja em formato eletrônico, papel, ou outros formatos.
Segurança em Computadores: Atua na garantia da operação segura e correta de computadores sem ter como foco os dados propriamente armazenados ou processados neles.
Segurança em Redes: Atua na garantia da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos elementos de rede no qual os dados utilizam, sem ter como foco os dados propriamente trafegados neles.
Fonte: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ff716605.aspx
Falando em criptografia, ela é a responsável por manter (ou tentar manter) essas informações seguras. Como milhares de informações circulam a todo instante, tem que haver alguma forma de proteção, então podemos dizer que ambos andam lado a lado, pois uma depende da outra para ter um desempenho esperado.
Mesmo com todas essas formas de manter segura as informações, sempre existe uma vulnerabilidade que acaba comprometendo todo o sistema, ocasionando perda de dados que, na maioria das vezes, resulta em perda de um grande projeto, por exemplo.
Um grande exemplo que podemos citar é o sistema de espionagem dos EUA(Estados Unidos da América), quando Edward Snowden, o ex-analista da NSA, revelou documentos ultrassecretos do governo americano,