analise de texto
Em palestra em São Paulo, secretário-executivo do MTur, Mário Moysés, falou sobre as oportunidades do Mundial de 2014 para o País
21/09/2009
Oportunidades de investimento e de obtenção de resultados objetivos a médio e longo prazo. Um momento propício para ampliar exposição do Brasil no exterior, de modo a aumentar o número de visitantes e a entrada de divisas no País. A importância da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil está além dos 30 dias de jogos. O campeonato é, desde já, um celeiro de oportunidades.
A avaliação do secretário-executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés, foi feita na manhã desta segunda-feira (21), durante a palestra ‘Políticas Públicas de Turismo e Desenvolvimento Econômico’, promovida pelo curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
O Mundial deve atrair ao Brasil pelo menos 500 mil estrangeiros somente nos 30 dias de jogos. Esse número equivale a 10% do total de estrangeiros que visitaram o País ao longo de 2008.
Além disso, o Brasil já começa a preparar as cidades e os serviços oferecidos para receber bem e com qualidade torcedores, jornalistas, jogadores e equipes técnicas.
Turismo domésticoDurante o encontro, a professora Simone Scorsato citou o “salto de qualidade” do turismo brasileiro nos últimos 10 anos. E tratou da necessidade de qualificação contínua para que os profissionais sejam absorvidos pelo mercado de trabalho.
O secretário-executivo, Mário Moysés, foi além: destacou o papel dos gestores públicos e a necessidade de aproximação com a Academia para o desenvolvimento sustentável da atividade.
“O Brasil busca, hoje, o desenvolvimento mais técnico do turismo. O papel da universidade é fundamental nesse processo”, disse o secretário. “Mas também é preciso investir sempre no aprendizado. Ter um conhecimento que os outros não tenham fará diferença na hora de ser contratado”, acrescentou.
Em seguida, Moysés traçou um