Criptografia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
YURI EDUARDO DE ANDRADE BARROS FREIRE
CRIPTOGRAFIA
Natal — RN
2013
YURI EDUARDO DE ANDRADE BARROS FREIRE
CRIPTOGRAFIA
Trabalho de Fundamentos da Computação sobre criptografia, realizado com a intenção de saber mais sobre criptografia.
Professor: Addson Costa.
Natal – RN
2013
Resumo
Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas e chaves assimétricas. Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de “texto claro” (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado.
Sumário
1 Introdução 5
1.1 O Desenvolvimento 6 1.2 Conclusão 10 2 Referencias 11
Introdução
O surpreendente crescimento da Internet agitou empresas e consumidores com sua promessa de mudar a maneira que vivemos e trabalhamos. Mas a maior preocupação ainda remete-se a sua segurança, especialmente quando envolve o envio de informações sigilosas.
A segurança de informações é provida, em computadores e na internet, por uma série de diferentes métodos. Um método de segurança simples, mas funcional, é manter informações sigilosas somente em mídias de armazenamento portátil, como disquetes. Mas as formas mais populares de segurança dependem da criptografia, processo que codifica a informação de tal maneira que somente a pessoa (ou o